Agora com 5 meses novidades na rotina da guriazinha

Como em todos os meses, nova consulta com a pediatra. Mas nesse mês, Sofia que vinha engordando dentro do previsto, nos trouxe uma surpresa, engordou somente 50gr. Muito pouco para o período. E eu achando que ela estava bem mais pesadinha?!?

image

Quando a médica terminou os registros sobre o peso e outras medidas disse que ela teria que começar a comer. Primeiro algumas frutas, depois o almoço, janta até ter chegar o momento de ter as 4 refeições incluídas na rotina. Meu chão caiu. Sempre pensei em amamentá-la exclusivamente até os 6 meses. Fiquei muito triste. A médica e minha mãe, que estava me acompanhando na consulta, perceberam e tentaram me animar para que pudesse curtir esta nova fase da guriazinha.
Lembro de algumas palavras da médica que trago comigo até hoje. Ela disse  que era muito importante eu demonstrar alegria e entusiasmo quando estivesse oferecendo um novo alimento. Se não, ela poderia rejeitar entendendo que não é algo bom pra ela.
Quando ouvi isso pela primeira vez pensei: dá onde vou tirar entusiasmo se estou muito triste.

image

Além disso, também vim percebendo que meu leite vinha diminuindo. Meu medo era que a Sofia parasse de mamar muito cedo em função de tudo isso. Passei a tomar o chá da mamãe e ingerir mais água por orientação médica. Acredito até hoje que o chá é na verdade um placebo, mas preferi não pesquisar sobre ele já que, placebo ou não, estava funcionando.

image

No dia 31 de outubro à tardinha Sofia experimentou seu primeiro alimento diferente do leite, um mamão. E ela adorou, coisa mais querida. Tiramos muitas fotos. Sofia ficou no colo do Cássio e eu comecei dando o mamãozinho depois ele também deu umas colheradas para ela. Terminamos com a Sofia toda lambuzada além da minha blusa e o chão.

image

image

Depois desta experiência me dei conta de que não tinha motivo algum pra ficar triste. Minha guriazinha está se desenvolvendo muito bem e, a partir de agora vai exigir cada vez mais. Acho que no fundo o medo é do próprio crescimento. É tão rápido que espanta. Ela está construindo a sua independência. E isso inclui o início da independência do corpo da mãe e da nossa relação extremamente simbiótica.

image

Três dias depois já experimentou sua segunda fruta, uma banana e também adorou – mais fotinhos lindas. A terceira fruta foi um maça, mas esta Sofia custou a comer. Acho que não estava tão docinha.
No início de novembro ela começou a comer papinha como almoço essa então Sofia comeu muito. Tive dificuldades em entender as quantidades adequadas. Sofia vomitou pela primeira vez. Ops…acho que exagerei.
Ainda neste mês de tantas novidades Sofia nos deu um baita susto, teve seu primeiro episódio de emergência. Não vou esquecer este dia nunca. Ela começou a coçar a orelhinha e já estava bem vermelinha quando vi. Mas parecia bem. Comeu uma bananinha e depois na hora do almoço comeu a papinha com muito sono. Fiquei em alerta. Importante observar, já que não era um comportamento habitual. 15 minutos depois o Cássio chegou em casa. Quando ele olhou a Sofia estava toda vermelha, empipocada dos pés à cabeça. Nos apavoramos. Tentei ligar pra médica e ela não atendia, então voamos para a emergência. No caminho continuamos ligando para médica. Foi muito tenso.  À tarde tínhamos pediatra, mas não tinha como esperar. O atendimento demorou e a emergência estava lotada. Resolvemos ficar bem longe dos outros pacientes com medo de que a Sofia pegasse outras coisas naquele ambiente. No atendimento ela foi medicada com antialérgico e ficou em observação. 30 minutos depois estava bem, rindo e brincando com as pessoas na recepção. O médico não soube dizer do que seria a alergia, poderia ser algo que comeu ou alguma coisa em que se encostou. Como ela estava no início da inserção de alimentos na dieta poderia ser até uma adaptação do organismo ou algo assim.  Durante 5 dias ela ficou medicada sem apresentar mais os sintomas e continuou comendo as mesmas coisas. Mais uma pro currículo de experiências do papai  e da mamãe. Não é fácil.

image

Poucos dias depois deste episódio vimos que ela estava bem, então fomos passar um fim de semana com meu pai e sua namorada na praia. Primeira longa viagem da guriazinha. Quase 3 horas e ela levou numa boa. Vai ser uma grande parceira para viagens. O fim de semana foi ótimo. Conseguimos levá-la pertinho do mar, porém com vento, frio e comendo areia, mas valeu. Se tem algo que adoro é o mar. Já está valendo só admirá-lo.

image

image

Cada viagem que fazemos tem um clima de despedidas dos lugares e das pessoas. Com certeza vamos revê-los e, querendo, podemos voltar aos mesmos locais, mas daqui quanto tempo ainda é cedo pra saber. Nessas horas já bate uma saudade antecipada. Será que isso existe? Sei lá, só sei que eu senti.
Tenho aprendido a valorizar cada momento com a família e amigos. Na eminência de viver longe sinto o quanto eles são importantes na nossa vida quando estão perto, vivendo com a gente cada momento, e quando estão longe vibrando com a gente em outros. 

2 comentários sobre “Agora com 5 meses novidades na rotina da guriazinha

  1. Bahhh!! Sofia é um amor. Adorei a forma como encaraste a mudança na alimentacao da Sofia ❤. Quando o período de amamentação acaba, a mãe pode e deve criar outros momentos para se sentir ligadinha com o bebê! Parabéns pra voce e para a Sofia.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

