Concluindo os 4 meses e tantas outras coisas

Não cheguei a registrar nos posts anteriores, mas como a maioria dos bebês Sofia sofreu muuuuuito com cólicas. Como dizem os médicos normal. Mas quando terminou os 3 primeiros meses parece um passe de mágica. É incrível, as cólicas sumiram. Além das cólicas a Sofia passou a interagir muito mais.
Penso que este é um primeiro grande marco de desenvolvimento, porque quando fecham os 3 meses na verdade ela esta completando 1 ano de vida: 9 meses dentro da barriga e 3 meses sobre ela.

image

Estes 2 últimos meses foram intensos e no meio deste período foi preciso nos prepararmos para a mudança. A ideia, no início da licença maternidade, era terminar as obras do ap novo, fazer essa mudança e voltar a trabalhar em outubro. Bom para algumas coisa teremos que dar continuidade ao planejamento inicial para outras adaptar.

image

Setembro foi um mês de recepções. Eu e o Cássio fizemos nosso casamento no civil, pois seria interessante na mudança de país estarmos casados no papel. Mera formalidade, pois já somos de fato casados desde o momento que resolvemos viver uma vida juntos há 6 anos atrás. Mas curti a ideia. Fizemos o casamento num cartório e depois nos reunimos para um happy hour com alguns poucos familiares e amigos num barzinho próximo. Sofia, como sempre, estava linda demais.

image

image

image

image

image

Mas este dia não foi só sorrisos, também estávamos preocupados com a saúde da nossa guriazinha. Preciso relatar um episódio das primeiras consultas pediátricas. A médica achou estranha uma marquinha no final da coluna. A princípio não seria nada de mais, mas como em breve estaremos fora do país ela solicitou um RX pra investigar melhor. Neste primeiro momento não ficamos preocupados já que clinicamente Sofia é muito saudável – palavras da pediatra.

image

Mas saiu o resultado no dia do meu casamento. O Cássio pegou o exame, antes da cerimônia e leu pra mim por telefone. Ficamos muito tristes. Estava escrito que ela poderia ter um pequeno distanciamento das últimas vértebras da coluna. Embora o exame não fosse conclusivo ligamos pra médica no mesmo momento e ela disse que não era grave, mas de fato ela deve ter o processo de formação da coluna/tubo neural incompleto. Culpa, culpa, culpa. Agora entendo a história de que mãe sente culpa o tempo todo. Fico me perguntando se me cuidei o suficiente na gravidez, mas racionalmente sei que não tem nada haver, pode ser genético, ou outras tantas razões…

image

Na mesma semana fomos orientados para fazer um um novo exame e ir numa consulta com uma neuropediatra.
Nessa consulta a neuro avaliou os movimentos e reflexos da Sofia por um longo tempo. Foram alguns minutos de silêncio. … que tensão… depois eu e o Cássio sentamos na frente dela e, … mais alguns minutos de silêncio…. ela escrevia, escrevia e não falava nada. Até que então ela quebrou o silêncio e disse que provavelmente a Sofia não tenha nada. De qualquer forma indicou um novo exame – uma ecografia cerebral e uma nova avaliação daqui 2 meses quando Sofia completar 6 meses. A idéia é avaliar o desenvolvimento durante este período e descartar as possibilidades que possam ter alguma gravidade.

image

O exame que de fato pode dar total certeza do diagnóstico seria uma ressonância magnética, mas a médica não indicava porque há necessidade de anestesia geral e pouco indicação clínica para nos preocuparmos.
Fizemos a ecografia numa segunda chuvosa. Porto Alegre estava de baixo d’água, mas isso não foi impeditivo faríamos o exames até debaixo de uma chuva de pedras. Chegamos com um pequeno atraso, mas a médica que fez o exame também se atrasou em função do clima.
Durante o exame a médica disse que a formação cerebral estava perfeita. Ufffa! Muitos quilos a menos nas costas. Agora para de fato podermos respirar verdadeiramente tranquilos teremos que esperar os 6 meses completos e a próxima avaliação da neuro.

image

No final do mês mais uma recepção, o batizado. Sofia como sempre, linda. Fizemos numa igreja em Guaíba e após um almoço na casa da minha mãe. Contratamos um rodízio de pizza e convidamos amigos e parentes. Foi dez,tudo lindo, Sofia super risonha e muitos presentes. Dessa vez não fomos eu e o Cássio que fizemos as lembrancinhas foram presentes da vovó Ivone. Lindas, era um cartão com um tercinho. Na verdade nas lembrancinhas anteriores (happy hour e de nascimento) também tiveram o dedinho da vovó nas montagens.

image

image

image

image

Agora está faltando 1 mês para encerrar minha licença maternidade já esta em tempo de fazer meu desligamento do hospital. Foi muito tranquila a decisão de deixar o trabalho. O que mais pesou foi poder ficar com a Sofia por mais tempo e ela não precisar ir tão cedo para a creche. Acho que será muito importante pra ela e pra mim estes primeiros meses ou ano de vida juntas. Este momento representa o encerramento de uma fase e o início de outra ainda mais grandiosa de vida. Os colegas ficaram surpresas, tristes e felizes. Foi bem emocionante. Tenho saudades deste grupo, mas também tenho certeza da minha decisão.
Não tenho a menor ideia do que nos espera ali na frente, mas estamos indo lá pra ver.

*Créditos das fotos do casamento – Viltér Panitz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s