7 meses e o papai embarca para a Irlanda

Como comentei no post anterior esta seria a etapa mais difícil do projeto, o embarque do Cássio. Exatamente no dia em que a Sofia completou 7 meses.  A despedida não foi nada fácil e vamos passar por isso novamente quando nos despedirmos da família.

Foram 40 dias distantes, só se falando por mensagem ou skype e, em raríssimas vezes, por telefone. Detalhe: a internet em Guaíba, onde eu estava, tem um péssimo sinal, ou seja, o Cássio mal conseguia nos enxergar pelo skype. Passei a mandar fotos e vídeos por whatsApp para ele poder acompanhar o mês da Sofia. Com isso a gente não contava.
Acho que pro Cássio foi ainda pior. Sozinho e vendo a Sofia seguir seu desenvolvimento numa velocidade incrível. Ele morria de medo que ela esquecesse dele.
Ela já está se acostumando com a comunicação na tela de um computador. Muitas vezes ela fazia carinho no tela quando eu estava “linkada” com o Cássio. Essa geração não só cresce, ela voa.

Passamos a virada de ano na casa da Deka junto com a minha família e o Cássio em Galway na costa oeste da Irlanda junto com outros brasileiros. Comemoramos 2 viradas: a primeira no horário da Irlanda e a segunda no horário do Brasil. Conseguimos ficar juntos ao telefone eu, ele e a nossa guriazinha. Ela dormindo vestida de body branco com a escrita em prata: Meu primeiro reveillon. Não canso de dizer que ela estava linda como sempre.

Agora precisava de foco para terminar as coisas no Brasil. Foi uma loucura.  No meio de tanta correria a Sofia continuou fazendo grandes avanços no seu desenvolvimento. Cada conquista é um momento mágico. A gente para tudo que está fazendo só pra olhar pra ela.
Cada um destes momentos me fazem lembrar o quanto foi maravilhosa a escolha de ser mãe. A melhor que já fiz.

Na segunda semana de janeiro estava fazendo o almoço da guriazinha e ela junto comigo na cozinha. De repente ouvi um dadá. Olhei pra trás e ela ficou me olhando. Na hora fiquei pensando se não saiu por acaso. Talvez não fosse repetir tão cedo. Que nada. Ela repetiu. Liguei correndo pro Cássio pelo skype aí, então foi que ela se empolgou: Dadadá dadadá dadadá dadadá dadadá….. Racionalmente é só uma sílaba repetida, mas para os pais é o início da comunicação via linguagem. Não é incrível?!

No dia 21 de janeiro mais um marco agora no seu desenvolvimento físico. Eu fui para o ap novo, dando continuidade as demandas do período, junto com a minha mãe, o tio Zenon e a tia Desi. Já tinha percebido as babas e coceirinhas nas gengivas, mas ainda não tinha nenhum dentinho aparente. De repente, a Tia Desi fala sobressaltada: “to vendo um dentinho”. Cara!?! Um baita dentão. Lindo perdido no meio daquela boquinha. Um pontinho branco em baixo à esquerda. Coisa mais linda. E o Cássio não está aqui… Consegui tirar uma foto e mandar para ele.

Neste período, longe do papai, Sofia também tem feito, com mais freqüência, o que chamamos de “bichinho”. Acho que faz parte do desenvolvimento que os filhos criem coisas para encantar os pais. Pior é que a gente se derrete com essas carinhas.

Sofia está cada vez mais firme e já consegue se sentar sem apoio. Isso me deixa ainda mais tranquila com relação ao que apontaram sobre a coluna dela há alguns meses. Sempre fica um cuidado a mais neste tema em função da tensão que vivemos quando suspeitaram o diagnóstico desfavorável. Mas ok, vamos em frente.

Este foi um período tenso e cheio de festas. A Tia Deka, Tio Dirceu e o primo Francisco fizeram uma festa de 8 meses para a Sofia, o tio Zenon, o dindo Viltér, o tio Douglas se formaram e o Cássio não estava aqui com a gente para ver ao vivo tudo isso. Mas logo, logo isso acaba.

No próximo mês somos nós embarcando para nossa grande mudança e vamos passar a vivenciar tudo junto novamente.
Contanto os dias…

Deixe um comentário

