O primeiro mês na Irlanda e Sofia completa 9 meses

No dia seguinte a nossa chegada o Cássio já tinha que trabalhar. Ok, mas pelo menos agora já estamos juntos novamente. Vai dar tempo de descansar, começar a me ambientar e cuidar da Sofia.

Os primeiros dias foram de adaptação: país novo, casa nova e clima diferente. E mais uma mudança estava programada, para outro apartamento nas próximas semanas, mas dentro de Athlone. Cheguei a pensar se realmente precisávamos fazer mais essa mudança, porque estava gostando do ap. A vista era linda, mas de fato tinham algumas coisinhas complicadas. Acabei achando uma boa ideia fazer as malas novamente. Já estou ficando expert nisso.


A Sofia estranhou um pouco a nova casa. O que é mais que normal. São tantas mudanças pra cabecinha dela. Além de mim, do Cássio e da vovó, tudo a sua volta não é nada familiar. As pessoas que ela via frequentemente, de repente, deixaram de aparecer agora estão distantes. Com certeza é difícil para ela entender tudo isso, assim como é difícil pra mim ajudá-la nesta adaptação. Essa é a maior exigência dentro do projeto Irlanda. Eu e o Cássio decidimos que se ela não se adaptar fazemos as malas e voltamos para o Brasil sem pensar duas vezes.

Nestas primeiras semanas, em que a minha mãe ainda estava aqui em Athlone, aproveitamos para conhecer a cidade e fazer passeios por Dublin, Howth e Galway. Tem muita coisa interessante pra conhecer neste país acho que vamos gostar muito a Irlanda.

O ritmo acelerado, que vínhamos vivendo até o momento, parece que está desacelerando aos poucos. Mesmo ainda vivendo um processo de adaptação já consigo me sentir bem neste lugar.

A princípio, este não era pra ser o período mais frio do ano, mas na primeira semana fomos presenteados pela presença da neve. Muito lindo ver os telhados todos branquinhos. A paisagem se modificou e parecia um painel à espera de ser fotografado. Minha mãe trouxe da rua um pouco de neve pra Sofia poder ver de pertinho e ela adorou. Bom, o que ela não gosta?


Foi muito importante pra nós estar com minha mãe neste primeiro da mudança. Não me senti tão sozinha e tive companhia para conhecer, durante o dia, a cidade onde vou morar ao menos neste ano. Além disso ela me ajudou a tornar a adaptação da Sofia mais tranquila e pode curtir muito a guriazinha. Tenho certeza de que sentiremos a ausência uns dos outros no dia-a-dia, mas quando a saudade apertar, nos falamos do jeito que for possível pra lembrar o quanto nos queremos. Pessoas importantes na nossa vida se fazem presentes mesmo distantes.

Um pouco antes da minha mãe embarcar de volta para o Brasil fizemos a mudança que estava programada. O novo ap era bem pertinho, poucas quadras à frente. Confortável, mais moderno, bem equipado, bem aquecido, bem localizado, enfim gostei. Foi uma boa troca. Enfim acho que neste ap vou conseguir me sentir em casa.
Sofia completou neste mês 9 meses e chegou a hora da minha mãe voltar para casa. Mais uma despedida. Como será que a Sofia vai se comportar. Acho que é como uma nova perda pra ela. As pessoas vão indo embora, ela deixa de vê-las por um tempo muito longo e não sabe porque. No aeroporto Sofia dormiu no meu colo com a cabeça escorada na minha mãe. Coisa mais linda. Minha mãe que estava tentando não chorar até aquele momento não conseguiu segurar e eu e o Cássio da mesma forma.

Essa foi uma das despedidas mais difíceis, mas vamos lá: precisamos descobrir o que viemos fazer aqui. Temos um mundo completamente diferente pra conhecer e coisas novas para viver. Isso tudo vai nos fazer, no mínimo, pessoas diferentes.

2 comentários sobre “O primeiro mês na Irlanda e Sofia completa 9 meses

Deixe um comentário

