Sofia está crescendo, lá se foram 10 meses

Março foi bastante emotivo. No início do mês foi aniversário da minha irmã mais nova, a Deka. Neste dia sozinhas, eu e Sofi, e com muita dificuldade em conseguir contato com a aniversariante pela internet senti muita saudade da família. Entrei numa igreja e rezei por eles. Fazia muito tempo que não fazia isso. Depois fui andar pela cidade conhecer melhor onde vou viver por um tempo.

À noite resolvemos cantar parabéns pra Tia Deka e registrar no face nossa comemoração. A Sofia tem adorado essa história de bolo, velinhas e parabéns. Tem virado um hábito estas comemorações. Isso faz nos sentirmos mais perto da família.

Bah, em seguida, 5 dias depois, foi o meu primeiro aniversário longe da família e amigos. Um oceano de distância. Muito diferente, mas tive um ótimo dia em Dublin ao lado do meu marido e da minha filha. As melhores companhias do mundo. Pela internet pude acompanhar a minha família e amigos comemorando meu niver com direito a bolo com velas e brindes. Amei. São muito especiais.

E no dia seguinte estávamos brincando com a Sofia em casa e cantando parabéns e ela resolveu, por conta própria, bater palminhas. Linda. Agora bate palmas o tempo todo.
Temos utilizado as palmilhas nas refeições. Normalmente é uma briga pra Sofi comer, então cada vez que ela come uma colherada a gente bate palmas. Nas outras refeições, os lanchinhos, que são mais tranquilas ela bate palmas por nós. É muito esperta, associação super rápida.

A Sofia tem conseguido interagir muito via skype com a família. Acho isso super importante pro crescimento dela. Quero que ela entenda bem quem são seus avós, tios, tias, dindos, ….. e que goste de vê-los. Estamos construindo um mural de fotos pra que ela tenha mais uma forma de ter a família sempre presente.

Até o momento não tínhamos conhecido ninguém. Durante o tempo que eu estava sozinha passava em shoppings e cafés. Assim vou ficar pobre e gorda. Mas enfim, tínhamos uma janta em casa com convidados. Um casal que veio do México com a filha de 5 anos. Gente finíssima. Tornaram-se ótimos amigos. Sofia adorou a menina. E a menina, da mesma forma. Apesar das idades estarem distantes as duas se fazem companhia. Estão sendo ótimos parceiros.

17 de março St. Patrick’s Day. Lembro de ver nas mídias sobre esta data quando estava no Brasil, mas jamais imaginava estar no evento. Adoramos. Sofia se divertiu muito. Apesar da quantidade de pessoas estava super organizado. Sofia entrou no seu primeiro pub. No início não foi autorizada a sua entrada, mas depois conhecemos uma brasileira que atendia no lugar. Ela conseguiu nos autorizar. Quando entramos no pub e as pessoas viram a Sofia começaram a tirar fotos. Não é comum uma criança, principalmente tão pequena e toda fantasiada para o evento dentro de pubs. Sofia posou para as fotos dando risada. Adora um palco.

Pouco tempo depois conhecemos um casal de mineiros grávidos de 5 meses. E mais recentemente chegou um casal de SP. Conhecemos gente de Curitiba, RJ e um casal do Vietna. O círculo de amigos está crescendo. Já não nos sentimos tão sozinhos.
Comecei meus estudos de inglês. A gramática básica estou revisando em casa e num curso gratuito na cidade. Sinto que agora estou aprendendo com mais facilidade, mas meu inglês ainda continua péssimo. Ok, ainda vai melhor. Isso vai ser importante pra minha vida aqui na Irlanda ou em qualquer outro lugar, para meu currículo e para ficar mais independente fora do Brasil.
26 de março e Sofia desponta o 4º dentinho. O dente está separadinho do outro que já nasceu. Igual ao papai quando era pequeno… até nisso. Deve haver algo da mamãe vou continuar procurando.

Neste mês resolvi criar um espaço para Sofia brincar na sala. Ouvi sobre a técnica de Massouri e fui ler mais sobre isso. Troquei idéias com minha mãe e amigos. Adorei, principalmente porque a técnica estimula a independência e o desenvolvimento motor e psíquico da criança. Acabei construindo alguns brinquedos pra ela também. Primeiro comecei montando no meio da sala com o espelho a sua frente e depois, resolvi mudar e entre os sofás construir o cantinho da Sofia. Ficou lindo e ela consegue se divertir neste espaço por conta própria por um bom tempo.

No final deste mês Sofia nos surpreende novamente. Estávamos no shopping e eu me afastei por alguns instantes. O Cássio ficou com ela e perguntou onde estava a mamãe. Nossa guriazinha prontamente olhou na direção onde eu estava e disse: mama. Ela já vinha fazendo alguns ensaios dessa palavrinha, mas pouco direcionados. Quase sai a palavra completa. Mas papai não ficou pra trás. No dia seguinte eu estava com ela na minha cama e perguntei à ela: cade o papai? E ela prontamente olhou para a porta procurando-o e disse: papa. Segunda palavra da nossa guriazinha.

Sofia já foi ao médico em 2 momentos desde que chegamos. A primeira situação foi a consulta de rotina, como fazíamos no Brasil, porém com um GP (general practitioner) equivalente a um clínico geral. A consulta, assim como a especialidade do médico foi bem geral. Ele quase nem tocou na Sofia. Avaliou a tabela de vacinas, fez algumas perguntas, algumas orientações gerais e pesou. Sofia emagreceu 100gr neste mês. Que droga! Isso me deixou preocupada. Sei que ela passou por muitas mudanças, mas não quero que as escolhas que eu e o Cássio estamos fazendo pesem negativamente pra ela. Se ela não estiver bem também não vamos estar.

Logo que voltamos do Patrick`s Day peguei uma gripe e claro Sofia, por consequencia, também. Fomos ao médico novamente eu sai medicada e ela não. Ainda bem. Fico mais tranquila. Ainda teremos uma consulta no serviço público de saúde com a equipe de enfermagem. Estou curiosa para ver como será. Tenho expectativas positivas. Espero que eles façam todas as medidas que acompanhávamos no Brasil e nos deem orientações mais relevantes para o cuidado e desenvolvimento da nossa guriazinha.

No próximo mês faremos nossa primeira longa viajem desde que chegamos à Irlanda. Vamos à Londres passar o feriado de páscoa. A primeira cidade da nossa lista de destinos prováveis. Sofia não tem a menor ideia para onde está indo. Acho que vou começar contando que lá tem uma super roda gigante.
Ela vai ter a sua primeira páscoa, conhecendo o seu terceiro país e ainda não tem 1 aninho. Agora já não fico tão preocupada com o comportamento dela nas viagens. Acho que ela está se acostumando a ter as malas sempre prontas à espera de novidades.

Deixe um comentário

