Nossa história multicultural

Quando me mudei para a Irlanda pensei que teria um bom tempo para pensar sobre as interações sociais da Sofia, em que língua ela iria se alfabetizar e como eu iria fazer para manter seus laços com a sua cultura e língua nativa.

E eu descobri que este tempo não existe. Não há uma lacuna, nem tempo de preparo ou reconhecimento de campo. Isso passa a acontecer com o nascimento. Quando fizemos o corte do cordão umbilical Sofia começou suas interações com o ambiente, com seu corpo e comigo de forma resignificada. E agora, a todo momento, ela demonstra suas novas interações e consequentes aprendizados. Fato é que eu não tenho mais controle sobre isso. Provavelmente nunca tive.

Pois bem, tenho um coração batendo fora do corpo e esse coração está seguindo seu caminho.      

Não faz muito que Sofia completou 2 aninhos e essa pequena menina já conhece 5 países além do seu de origem. Já viveu mais tempo aqui na Irlanda do que no Brasil. Sua primeira páscoa foi em Londres, aprendeu a engatinhar em Paris, a caminhar na Croácia e, neste último, também aprendeu a falar “thank you” com uma amiga polonesa. Comemorou seu primeiro aninho em baixo da Torre Eiffel e o segundo retornamos a Paris para comemorar na EuroDisney. Nesta viajem esticamos até o sul da França – Nice e Èze – e fomos à Mônaco. Aqui na Irlanda moramos 1 ano e 3 meses em Athlone, no centro da ilha, e já estamos à 3 meses na capital Dublin. Estava lembrando que Sofia também fez algumas viagens internas no  Brasil. Ainda na minha barriga visitou o Rio de Janeiro e algumas praias de Santa Catarina.

11986560_10207306874133174_3750005761083160897_n   10352201_10207306874333179_894154700635492483_n

Na creche sua monitora preferida é italiana e a maioria dos colegas irish. Os primeiros amiguinhos em Athlone eram da Romênia, Letônia, China e México. E os nossos primeiros amigos eram do México, Polonia, Vietnan, Letônia, Hungria, China e Espanha. E, principalmente brasileiros de muitos cantos do país: Minas Gerais, Paraná, Amazonia, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília…..

Cada um com sua história, estilo de vida, costumes e línguas diferentes. Essas diferenças aparecem inclusive entre brasileiros. Nossas referências sofreram um grande choque e acho que isso é o mais incrível de viver aqui. Não é só a Sofia que está aprendendo no meio de um ambiente multicultural. Eu, com certeza, também estou. Provavelmente isso tudo impacta a nossa relação mãe e filha e a torna, no mínimo, diferente do que teríamos vivido se não tivéssemos feito a mudança de país. Meu pensamento nem passa pela questão de ser melhor ou pior, somente que está sendo diferente. E eu estou satisfeita até o momento.

Estamos vivemos num ritmo constante de mudanças. Talvez todos estes estímulos estejam abrindo espaço para novas e diferentes possibilidades.

A Aline que um dia pensou em ter um filho não é a mesma que hoje é a mãe da Sofia. Eu mudei muito. Ela, principalmente, provocou esta transformação. Minha grande mudança aconteceu quando Sofia nasceu e vi seu rostinho pela primeira vez.

E o como será nossa relação ao longo do tempo? Só vou saber no decorrer da vida, conforme esse coraçãozinho for seguindo seu caminho.

11987159_10207306873973170_3274456688904769006_n   11988667_10207306877813266_9149947857542290997_n (1)

7 comentários sobre “Nossa história multicultural

  1. Acho divino tudo isto, e foi a primeira coisa que pensei quando vocês foram. Na alfabetização dela.. Fantástico!! E por isso sempre digo que as oportunidades são poucas na vida e não podem ser desperdiçadas nunca. PARABÉNS!!! grande beijo… admiro muito VOCES…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

