Empatia: novas lições para Sofia

Penso muito sobre os valores que gostaria que fizessem parte do repertório da Sofia e, dentre todos, em primeiro lugar espero que seja a empatia.

Considero este um dos valores mais importantes para o mundo, porque ele pode impulsionar boas ações do ser humano como respeito, doação e solidariedade.

Eugenio Mussak (em O valor da empatia) defini este valor como a capacidade de entender o que sentiria se estivesse sentindo o que o outro de fato sente. Entendendo que ser empático não é sentir a dor do outro, mas compreende-la. Se você não busca entender o sentimento do outro não terá motivos para lidar com ele da forma mais adequada.

Observando a Sofia e outras tantas crianças de sua idade percebo que facilmente se sensibilizam com outra criança chorando. É fácil para elas se identificarem com algo que vivenciam com frequencia. Mesmo que cada uma chore por uma situação e experiência particular entendem que não é um sentimento agradável e que há uma necessidade de acolhimento. Lembro de uma cena que vivi com a Sofia e seu primo Davi quando ela tinha por volta de 5/6 meses e ele com pouco mais de 2 anos. Sofia estava no colo do meu marido e o primo estava tentando brincar com ela. De repente Sofia começou a chorar e ele querendo acolhé-la encostou rapidamente o seu rosto no rosto dela como quem dissesse: eu entendo que está triste e estou aqui com você. Foi um dos gestos de empatia mais lindos que já vi.

Espero que Sofia possa vivenciar mais experiências como esta para poder internalizar este valor. Obrigada pequeno Davi pela primeira grande lição.

12033087_10207380044482387_7610920898938562251_n    12019752_10207380044322383_4707335567338653646_n

Para seguir pensando e inspirando sobre o tema segue abaixo um vídeo sobre a definição deste valor e o link para uma reportagem sobre o Museu da empatia. Este museu é uma ação muito simples e bem pensada. Poderia ser copiada em outros lugares do mundo que estão precisando experimentar o um mundo diferente do seu para poder perceber o outro ao seu lado.

Link da reportagem; Museu da Empatia permite que as pessoas se coloquem no lugar das outras.

Anúncios

2 comentários sobre “Empatia: novas lições para Sofia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s