E o que é ensinar afinal?

Sempre tive dúvida de qual é a melhor forma de ensinar ou educar um filho. Há tantas ideias por aí que as vezes fico mais confusa do que informada. Gosto de algumas técnicas, algumas metodologias, alguns livros, mas adoro compartilhar experiências com outras mães. Dou muito valor à vida real e acredito com a mesma intensidade em intuição.

Talvez ensinar seja mais simples do que teorizamos, Penso que ensinar é estar ao lado, encorajar, dar exemplo. A criança se encarrega de fazer todo o resto. Ela tem esse potencial dentro dela e só precisa dos primeiros passos para se sentir segura e se lançar ao vôo.

Maria Montessori diz que não devemos fazer pela criança o que ela pode fazer sozinha. Concordo plenamente. Os primeiros erros fazem parte do treino. Ela vai precisar entender que para tudo há um momento de aprendizado, de treino, de falta de entendimento até que este cenário mude porque determinado processo está aprendido. Então neste momento a criança está pronta para começar tudo de novo em direção à um novo aprendizado. Espero que Sofia possa se permitir fazer isso a vida toda. Porque a própria vida é um ciclo de aprendizado.

Segue vídeo para ilustrar e inspirar o assunto.

Anúncios

5 comentários sobre “E o que é ensinar afinal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s