Então, continuo pensando: O que é ensinar afinal?

Talvez o maior peso esteja nos exemplos. Sofia me fez pensar sobre isso nesta semana. Como toda criança Sofia também apronta, erra, testa, ou seja, é uma criança saudável.

Então num destes momentos Sofia, testando minha paciência, fez com que eu falasse em alto e bom tom:

– Que saco Sofia.

Ainda bem que foi só isso.

Mas o resultado foi que agora eu inclui no vocabulário dela essa expressão. O engraçado é que para ensinar parece muito difícil, mas para “reeducar”. Ah! Essa é uma história mais complicada.

Outra questão que deixa muito claro para mim que Sofia aprende muito mais pelos exemplos é o seu interesse por livros.

Sofia adora livros, mas em nenhum momento disse diretamente à ela que é importante ler, que livros são legais ou coisas parecidas. Apenas li para ela, na frente dela, deixei disponíveis seus livros e, principalmente ela tem a oportunidade de assistir meus momentos de leitura e do meu marido enquanto ela está ao lado fazendo outra atividade, mas curiosa do que estamos fazendo de tão interessante que prende nossa atenção. Mais recentemente transferi seus livros para a sala no mesmo local onde ficam os meus e do Cássio. Tem se tornado o cantinho da leitura. Por conta própria ela busca os livros que quer e passa longos momentos curtindo cada um deles. Desta forma os livros passaram a ficar mais disponíveis e visíveis diferentemente de como estavam quase escondidos em meio aos brinquedos no quarto.

Se alguma dica seria interessante deixar por aqui eu diria: pensar em ensinar é o mesmo que pensar no que queremos passar como exemplo, o que a criança assiste, o que está disponível para ela. De resto aguardamos pelo seu interesse e crítica.

Segue um vídeo para pensar mais um pouquinho sobre o assunto.

Deixe um comentário

