Em tempos como estes…

Em tempos como estes como proteger e cuidar de um filho?

Como criar um ambiente tão protegido como quando Sofia vivia dentro de mim sem nem saber que existia uma vida diferente aqui fora?

Como explico à ela que a trouxe para um mundo para conhecer injustiça, preconceito, pobreza, desigualdades, violência, ….

Por alguns segundos fantasio a possibilidade de criar e apresentar à ela um mundo diferente. Um mundo só de justiça, união, respeito, igualdade, gentileza, fadas e doendes.

Lindo, mas não será nesse mundo de fantasia que ela vai viver. Ela não voltará a viver dentro de mim. Ela não vai viver ligada por um cordão umbical novamente. E pensando bem, também não é isso que quero. Não foi para essa vida de fantasia que desejei trazer Sofia. Eu queria compartilhar uma vida real com ela.

A gravidez foi uma preparação para entrar nesse mundo, nessa vida aqui aqui fora. Para nós duas descobrirmos juntas.

Preciso confessar que me tornei mais sensível e solidária à problemáticas coletivas do que antes de ser mãe e fazer algumas mudanças importantes. Talvez precisei desta transformação para me dar conta de que eu e minha família fazemos parte deste coletivo.

Então volto a me perguntar como proteger e cuidar da minha filha em tempos como estes?

Tornando-a sensível ao que vê e vive, mas forte para não se conformar com o que não concorda. Tornando-a independente para buscar a sua vida, suas conquistas, seus desejos por conta própria, mas com um bom vínculo com seus pais para saber para onde voltar sempre que precisar e quiser. E se entendo que ela encontrará pelo caminho um mundo um tanto complicado que ela possa trazer justiça, união, respeito, gentileza, fadas e doendes por onde passar.

2 comentários sobre “Em tempos como estes…

Deixe um comentário

